[Wikipédia-saúde]Aumento de consultas a artigos sobre doenças na Wikipedia antecede surtos

Oona Castro oonacastro at gmail.com
Sun Nov 16 16:36:24 UTC 2014

Pessoal
eu ia comentar justamente essa pesquisa do Jonas. Pouco depois, eu o
questionei se era possível prever surtos ou se o aumento dos acessos não
eram, na realidade, reflexo dos surtos relatados na mídia. Hoje acho que é
um pouco dos dois... ou tempo entre o aumento de procura por determinadas
doenças e a divulgação de que há um surto, em geral, não deve ser grande.

Seria interessante fazer um estudo comparativo (e aí nada melhor do que os
profissionais de saúde pra pautarem isso) com duas doenças que estão
ocorrendo com muita frequência, mas uma mais divulgada que outra.

Não sei se vão se lembrar, mas alguns anos atrás houve um terrorismo na
imprensa sobre Febre amarela - e o governo garantia que não tinha surto de
febre amarela, q o risco era de dengue. Uma luta entre administrações
estaduais e federal se impôs - e, ao fim, a febre amarela tinha sido bem
controlada e a dengue, não. Acho que foi em 2008.

Esse tipo de estudo comparativo daria um pouco a dimensão de quanto esses
acessos à Wikipédia são resultado dos surtos em si ou na repercussão deles
na mídia.

Vini, muito legal que tenha essa entrevista com a Galileu!

Abraços
Oona